terça-feira, 7 de abril de 2015

Solidão: fenômeno social?


A solidão é um estado interno, a princípio um sentimento de que algo ou alguém está faltando. Seria um mal contemporâneo? Um fenômeno social?  Não sei... Apenas sei que sentir solidão muitas vezes é muito doído...

Aqui pensando, uma coisa é você estar acompanhada e sentir solidão, outra que pode ocorrer é você realmente estar só, não ter ninguém a sua volta.

Vamos por partes...

Você esta sem nenhuma companhia, amigo, parente, enfim, ninguém a seu lado e por tal diz que sente a tal solidão. O que está acontecendo então? Você afasta as pessoas ou elas se afastam de você? Que tal pensar um pouco sobre isso?
Se por acaso você se afasta das pessoas, deve ter aí uma situação em que você está procurando a solidão; então se não é o caso, que tal se você não ficar esperando por aquele convite especial para sair? Chame alguns amigos e faça dessa pequena reunião um grande acontecimento: um bom bate-papo produz efeitos milagrosos, confira. E, muitas vezes, descobrimos um lado especial nas pessoas com as quais esbarramos todos os dias. Crie um novo espaço em sua vida, no meio de toda essa correria. Promova uma sessão de cinema, sessão de bate papo, enfim.  Caso não tenha ninguém para chamar, comece a fazer um curso, procure um hobby, vá em busca de pessoas que tenham as mesmas afinidades que você, certamente arrumará alguns amigos.

Agora se as pessoas se afastam, talvez você possa estar muito exigente, chegando a ser tão crítica com o outro, que passa a ficar sozinha mesmo. Sugiro lembrar que todos temos nossos incômodos, irritações e, ficar um pouco menos crítica, mais relaxada com as posturas do outro, aceitá-las como elas são e levá-las de forma mais serena, tranquila, será melhor para suas companhias, as pessoas vão adorar estar com você. Claro, não se esqueça de aceitá-las como são.

Ainda assim, não deixe de ter a sua própria companhia, dê atenção, escute, e acolha aquilo que você é e revela. Seja a sua melhor amiga. A partir de então, você perceberá que a solidão deixará de existir facilmente.

Caso você tenha companhia e, mesmo assim, sente solidão, está na hora de rever que tipo de relação você esta mantendo. Exatamente para que serve esta relação. A princípio, que tal você se abrir nesta relação e falar dessa sensação que te acomete? Nada como “conversas e mais conversas”. Não é para discutir a relação e sim para, nesse momento, falar de você, como se sente, como vive, o que precisa. O outro não tem que adivinhar, não é? Aproveite e ouça também!

Deixe todas as desculpas de lado, e encare a vida sem tanto melindre. Confie mais em você e assuma, de verdade, uma coisa qualquer que gostaria muito de fazer, uma situação que você passa que não lhe é agradável e resolva, assuma o mais rápido possível. Ainda hoje! Facilite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário