Alguém pode me ajudar?
Ultimamente tenho ficado muito confusa. Acredito que continuo inteligente (na média, naturalmente), procuro a sabedoria com muitas pessoas (existem pessoas sem nenhuma formação que percebo uma sabedoria imensa, os mais velhos então, os adoro, por sua sabedoria) e quanto à cultura, na medida do possível, a procuro. Entretanto com estas três instâncias, que de alguma forma procuro praticar, ouvir e estruturar, mesmo assim não consigo entender muitas coisas.
Primeiro gostaria de contar a vocês que me sinto numa ditadura. Mas compreendo que o que me falta não está nessas instâncias e sim no entendimento. Eu, portanto não entendo e me sinto numa ditadura. Toda vez que não entendo e vou questionar, não posso fazê-lo. Sabem por quê? Porque já me colocam como discriminativa e hoje é proibido discriminar, aliás tenho medo de discriminar, pois caso eu escorregue, caso deixe meus pensamentos seguirem um rumo de raciocínio para eu entender alguma coisa, incorro no terreno de estar descriminando.
Muitas vezes tenho a sensação de não poder pensar, analisar. Muitas vezes tenho a sensação de estar tudo pronto, tudo aprovado e não tenho o direito de falar minha opinião.
Sinto que tenho que engolir tudo, caso não o faça o mundo despenca sobre mim. Imagine, ainda eu com esse título de psicóloga, se posso ser doida em refletir e alguém achar que é discriminação...
Há poucos dias, por exemplo, eu não entendi a capa de uma revista importante que traz na capa o namoro de duas mulheres. Eu não entendi, pra que, por que e para que, não entendi para que serve uma capa destas. Mas ai de mim que gosto de pensar. Então não penso, aceito.
Para falar a verdade, não aceito, sou hipócrita, finjo que aceito e, de uma forma ou de outra ainda, teimosamente, mesmo podendo ser repreendida, penso. Ainda bem que pensamentos são secretos e não tenho letreiro na testa.
Mais uma coisa que ainda não entendo. Há uma discussão imensa sobre descriminalização e legalização da maconha, agora, cigarros foram banidos do planeta, não por nada mas os maconheiros já falam mal dos tabagistas: Hum... Você fuma! Abanam a mão tirando a fumaça dos cigarros; afinal este faz mal à saúde, e a maconha não faz? Segundo os consumidores de maconha fumar maconha pode, fumar cigarros não pode.
Mais uma coisa, por exemplo, eu não posso falar que não acho natural o casamento gay (pelo amor de Deus, só estou dando um exemplo, não vão me apedrejar ou processar), caso eu fale isso, uuii, sou prontamente criticada, não posso ter opinião própria e ponto.
Daí fico pensando, se minha avó estivesse viva ela estaria cheia de processos nas costas, a coitadinha, inocente como era, falava aos quatro ventos o que pensava. Eu achava tão legal ela pensar, adorava sua sabedoria, a sabedoria de uma vida.
Estou meio fora de moda, eu valorizo a sabedoria de uma vida, mas quem pode pensar, falar de suas escolhas, seus passos, seus achismos? Ninguém pode, apenas alguns que detêm um poder.
Eu queria poder falar que não acredito que foi riscado o nome do último miserável do nosso mapa, mas já pensou? Eu escrever isso pode gerar tantos ditos, não ditos e mal ditos que fico podendo apenas olhar os... (não sei que nome posso colocar para não correr o risco de ser preconceituosa ou discriminativa)... deixando o nome para lá, posso escrever: aqueles que vejo morarem na rua que não têm o que comer... Miseráveis? Indigentes? Finjam que não leram estas palavras, senão me cortam a garganta, afinal já não mais existem...
Não sei porque cultivei uma inteligência se não posso pensar, não sei para que fui a tantos museus, porque daqui a pouco posso escrever que não gosto de Picasso, daí vão falar que sou preconceituosa com homens mulherengos... O que me restou talvez seja a sabedoria de continuar a exercitar minha inteligência e incentivar a minha cultura apenas para me calar. Minha sabedoria diz cala-te, pense mas não fale, raciocine mas não se expresse, pegue seus conceitos confeccionados por 50 anos de vida e saiba que você está muito fora do contexto da atualidade renovada ou distorcida (você escolhe o termo que melhor encaixe a seus pensamentos ou ainda ambos, mas lembre-se use sua sabedoria). Minha sabedoria diz: enfie sua viola no saco e vai miúda, bem miúda.
Acesse e curta minha Fan Page: https://www.facebook.com/WalneiArenqueoficial
Acesse e curta minha Fan Page: https://www.facebook.com/WalneiArenqueoficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário