PROCRASTINAÇÃO – pare com isso!!!
Procrastinação, em resumo, é um adiamento, sim, deixar o que você SABE QUE PRECISA, SABE TEM QUE FAZER e vai empurrando, popularmente falando, empurrando com a barriga.
Não vá pensando que poucas pessoas agem de forma a adiar suas coisas, muitas vivem assim, o que na verdade é uma pena, lamentável.
Se você é uma pessoa que tende a adiar, procrastinar, esta mais do que na hora de parar com isso, afinal o que lhe trás um certo alivio hoje, podes acreditar, que já pela noite estará num grau de ansiedade intenso. Vamos a um exemplo: Hoje eu tinha que ir ao cartório resolver uma situação. Pela manha, eu penso: - mais tarde eu vou e, mais tarde você logo cria outra desculpa e pensa amanha eu vou. Quando chega a noite você fica com a situação na cabeça, cria uma tensão por saber da importância do ato de ter ido ao cartório e com isso o estresse aumenta. Agora, isso tudo não leva você a ir no dia seguinte, você continua a adiar esta sua ida ao local.
A procrastinação acaba sendo uma enganação que você vai criando dia após dia, vai criando promessas que você faz a si mesma e não cumpre e, com certeza poderá criar problemas muitas vezes irreversíveis ou no mínimo delicadas.
Você já esteve na condição de ter um trabalho de escola e ir levando até o último dia, ultimo instante para fazer? Então, você passa a pensar todo dia nele, sabe que tem prazo, sabe que tem que fazer e, porque deixa para ultima hora? Para ficar com isso na cabeça te preocupando? Afinal procrastinar só serve para isso no final, te deixar com a cabeça cheia de preocupação.
Existem situações de extrema necessidade, por exemplo, um homem de tal idade precisa ir ao médico fazer um exame de próstata, mas por conta de ir empurrando para amanhã, ele pode ter uma noticia bem desagradável de estar com um câncer... Avançado! Não fazendo o adiamento para amanhã, semana que vem, mês que vem e por aí vai, poderia descobrir a complicação num estágio inicial e reverter à situação com mais tranquilidade.
Mulheres que precisam fazer seus acompanhamentos médicos e vai deixando para amanhã. Pra que? Pra que serve isso? Para na hora de uma mamografia ficar se pelando de medo??
Muito mais inteligente e eficaz para nos seria a abreviação. Se tenho que ir, que eu vá, se tenho que fazer, que eu faça.
Eu conheço pessoas que já fazem da procrastinação uma situação “crônica”, um hábito. Se você tem uma casa a por em ordem, é melhor por logo, assim você não fica olhando a bagunça e se culpando por não fazer. Se você tem um trabalho a realizar é melhor que realize logo, pois isso pode te custar sua reputação ou até mesmo seu emprego.
As pessoas que muito procrastinam vivem em devaneios, em sonhos, perdidas, acreditando que amanha farão e, na realidade não vão fazer é nada, ficam nas delongas de suas fantasias. Estas pessoas têm o dom de sair do foco principal e ficar impregnadas no verbo adiar. Aliás seu verbo preferido.
Ficam no principio do prazer e esquecem-se do principio da realidade, portanto imaturas. Este comportamento comumente leva a culpas, fracassos, doenças, autodestruição.
Tudo bem, você se reconheceu? Então arregace as mangas e comece a fazer o que tem que ser feito, porque se TEM que ser feito você não pode ficar pensando se quer ou não fazer, você TEM/ PRECISA fazer e ponto. Se você tem a recomendação médica de fazer ginástica, não fique se perguntado se quer ir, simplesmente vá! Não fique se perguntado se quer ir trabalhar, você deve ir e ponto. Às vezes a gente se faz perguntas tão tolas e, as perguntas importante, aquelas que deveríamos fazer não fazemos . que tal você se perguntar:
- PORQUE NÃO FAÇO O QUE TENHO QUE FAZER? Essa sim, é uma boa pergunta...
Nenhum comentário:
Postar um comentário