segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O que você seria capaz de fazer para ter a tal “Felicidade”?




Possivelmente tudo que pode e o pior o que não pode. Um dos caminhos que nos prometem a felicidade é a ida a lojas. Quanto mais caras, mais exclusivas, mais diferentes, tendemos a achar que seremos felizes com a tal aquisição. A felicidade muitas vezes esta ligada a "ter mais que, melhor que, mais diferente que, mais cara que..."

Não sei exatamente como, mas existem formulas já prontas para ela, a felicidade. Fazendo aqui um amontoamento de frases e artigos midiáticos que li, chego à seguinte conclusão: PARA SER FELIZ VOCE DEVE SER EXCLUSIVO, estar entre os poucos escolhidos. Isso dá uma sensação de ser distinto do povão, isso povão, é dele que você quer se distanciar, afinal você se sente um dos poucos escolhidos. ILUSÃO! Que ideia mais pobre sobre riqueza!

Aí vem a questão! Você lá pode isso? Mas com certeza se não puder vai se sentir a pessoa mais INFELIZ do mundo e para chegar perto da TAL FELICIDADE, você saca, sim saca de sua carteira seu famoso cartão de crédito e parte para "Felicidade já, agora" e quando chegar em casa, talvez no dia do pagamento de sua fatura é que você percebera que não esta nada feliz e muito menos SACIADO na sua vaidade e a felicidade foi-se num instante.

Você já percebeu como aquela frase "ERA FELIZ E NÃO SABIA" esta sempre te rodeando? Possivelmente irá pensar: "Olha, até que eu era feliz sem aquela dívida que me arrumei e não tenho como pagar, tempos bons quando não tinha dividas!"

Portanto a FELICIDADE esta sempre no passado e ao mesmo tempo no momento de comprar, claro que tudo isso é uma ilusão "BEM VENDIDA". Você pode ir criando uma expectativa tão grande que fatalmente a frustração será tão malvada que não te poupara dos seus terríveis tormentos.

Por acaso eu estava folhando uma revista que tinha uma propaganda que dizia assim "compre tudo e não use nada" gente do céu, o que é isso?? Por tais motivos e, por outros logicamente, é que vamos ficando infelizes, pois como não podemos comprar "tudo" já nos sentimos excluídos e, se comprarmos tudo e não usarmos o "tudo", só pode estar precisando de uma ajuda urgente, pois algum transtorno mental pode estar passando.

Um famoso jornal americano, uma vez por mês, traz um caderno com o seguinte titulo "COMO GASTA-LO", o "LO" aqui referido, é dinheiro. E quem acredita que comprar traz a felicidade, quando abrir o tal caderno vai se sentir a pessoa mais infeliz do mundo, porque os preços aqui são com certeza exorbitante, onde uma garrafa de vinho pode custar cem mil reais. Aí sim você vai lá pra baixo se você entra nesse papo de FELIZ SÓ QUEM COMPRA.

O "estado de felicidade" foi substituído pela "busca da felicidade".

Você vai pensando um pouco nesta frase e no próximo artigo vou falar um pouco sobre "estado e busca", se é que preciso escrever sobre isso. Acho que você já entendeu, né?

[Walnei Arenque]

Um comentário:

  1. "- Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.
    Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!"
    O Pequeno Príncipe
    O mesmo se passa com a felicidade, como os homens se habituaram a comprar tudo pronto, tentam fazer o mesmo na busca da felicidade, só que aí, os resultados acabam por ser frustrantes e não corresponderem às expectativas...

    ResponderExcluir